Atrações

Você está em: Home > Turismo > Atrações > Cultura > Casa de Cultura Pedro Wayne

Casa de Cultura Pedro Wayne

Antigamente, neste local, funcionava uma casa comercial muito conhecida na cidade, chamada Casa Vermelha. Fundada em 1902, a Casa Vermelha era considerada uma das casas comerciais de maior bom gosto e luxo da época, e possuía artigos para homens, mulheres e crianças, além de perfumes, calçados, miudezas, secos e molhados, além de que, várias mercadorias vinham da Europa.

O antigo prédio foi vendido em 1919 para o Banco do Comércio, e demolido na década de 20 para ser construído em seu lugar a sede da agência do Banco Nacional do Comércio.

O atual prédio, com tendência positivista, foi inaugurado em 15 de maio de 1929. Na década de 70, a agência foi desativada. A Prefeitura adquiriu o prédio na década de 90, durante o governo de Luís Alberto Vargas, e o transformou num centro cultural da cidade. Recebeu o nome de Casa de Cultura Pedro Wayne, em homenagem a este ilustre escritor, jornalista e animador cultural de Bagé, falecido em 1951.

Hoje, a Casa de Cultura, está disponibilizando eventos de cultura popular, erudita, regional e universal. Além das manifestações de arte (como desenho, gravura, pintura, escultura, literatura, música, dança, folclore e artesanato). Outros temas, como ecologia, fazem parte da vida da Casa de Cultura, que sempre conta com alguma exposição ou evento para presentear ao bageenses e visitantes.

Avenida Sete de Setembro, 1001 - Bagé - RS
Fone: 3242-8612

Fonte: Prefeitura Municipal de Bagé


Imagens e vídeos de:


Conheça também:

Outros Pontos Turísticos: