O que fazer

Você está em: Home > Turismo > O que fazer > Curtindo a Natureza > Conheça a Estação Ecológica do Taim

Conheça a Estação Ecológica do Taim

A mais importante reserva ecológica do Rio Grande do Sul foi criada em junho de 1979 em tem como finalidade a preservação de um grande viveiro natural de animais e vegetais. Fica à 120 km da cidade com aceso direto pela BR 471 e é carinhosamente chamada de o Pantanal Gaúcho

São cerca de 34.000 hectares (70% no município de Santa Vitória dos Palmares e 30% em Rio Grande), num ecossistema dominantemente pantanoso, com vegetação e fauna típica, como o jacaré-do-papo-amarelo, o cisne-do-pescoço-preto (ave símbolo do Taim), a garça branca, o ratão-do-banhado, o tachã, a capivara e muitos outros. Belos bosques circundam os banhados em anéis de figueiras e corticeiras que sede lugar as dunas na extensão intermediária com as praias litorâneas.

O Taim é um importante berçário das aves migratórias. Algumas viajam milhares de quilômetros, provenientes da região Ártica ou Antártida. Além das aves, este ambiente favorável abriga a maior variação de mamíferos do Brasil.

Conhecer e ajudar a preservar o Taim, é garantir a sobrevivência do ambiente e das espécies, legando às gerações futuras um ecossistema de inestimável valor científico, econômico e social.

Informações:

Site: www.icmbio.gov.br
Endereço: BR 471 - KM 498 - Rio Grande - RS
Fone: (53) 3503-3151 / VOIP (61) 3103-9943